Brancher, Jacques Duílio [Orientador]Simões, Felipe Oliveira2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16612Resumo: O crescente aumento da pós-graduação no Brasil, fez com que a CAPES cada vez mais se preocupasse com a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros De forma que ela passou a avaliar estes programas continuamente, visando garantir a qualidade dos mesmos Com isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) também passaram a ser preocupar mais com a qualidade de seus programas de pós-graduação, dessa maneira gerando uma demanda por ferramentas, modelos e frameworks que pudessem auxiliá-las em seus processos, a fim de garantir a qualidade de seus programas Tendo em vista a necessidade das IES em melhorem ou manterem a qualidade de seus programas, foi proposto o Framework de Análise do Desempenho dos Docentes de Pós-Graduação, que tem por objetivo fornecer aos programas, processos que visam melhorar o desempenho do corpo docente durante as avaliações realizadas pela CAPES Para este fim, ele fornece processos que podem ser aplicados aos programas de pós-graduação, um ciclo de vida na qual novos processos podem ser criados com base nele, e uma arquitetura que visa permitir a criação de sistemas que possuam o mesmo propósito O trabalho utilizou como base para a criação do framework o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), visando oferecer uma estrutura que pudesse ser aplicado em qualquer IES, de forma a auxiliá-las a otimizar seus processos de trabalhoFramework (Programa de computador)Professores universitáriosEnsino superiorIndicadoresPadrões de desempenhoFramework (Computer program)University teachersPerformance standarsBusiness process managementComputer scienceFramework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduaçãoDissertação