Andrade, Mariana A. Bologna Soares deBrenzam Filho, Francisco2025-02-242025-02-242023-07-31https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18567Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se um curso de formação complementar com a temática vacina promove a compreensão das Dimensões Observacional, Conceitual e Sociocultural da Ciência elaborado por Allchin (2013) por acadêmicos participantes do programa de Residência Pedagógica. A presente investigação se mostra necessária pelo fato de que a literatura apresenta concepções inadequadas de professores em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico. O curso complementar foi elaborado a partir dos pressupostos teóricos de Allchin (2013), em que apresenta um mapa de dimensões que permitem compreender como a Ciência funciona. O curso foi ofertado de maneira online, dividido em oito encontros síncronos e assíncronos. No total, foram 19 participantes que cursavam o 3º e o 4º ano de Licenciatura de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública na cidade de Londrina. Os mesmos estavam participando do programa de residência pedagógica, um programa que tem como objetivo oportunizar a vivência entre a teoria e prática dos futuros professores no ambiente escolar. Os dados foram coletados a partir da análise da aula síncrona e por meio de questões presentes no final da aula sobre os temas trabalhados respondidas por escrito. Os dados foram analisados por meio das semelhanças com as dimensões de Allchin e pela análise de conteúdo de Bardin (2004). Em relação às concepções da Ciência, a investigação apontou uma percepção ligada às dimensões Observacionais e Conceituais com uma quantidade significativa de respostas com tradições empíricas-indutivistas da Ciência. A dimensão Sociocultural foi percebida, mesmo que de maneira discreta, quando os estudantes atribuíram ao desenvolvimento da Ciência fontes de financiamento. Outros dados nos indicam que a dimensão Sociocultural no item responsabilidade social dos cientistas é o de comunicar seus resultados por meio da divulgação científica. Notamos que os estudantes compreendem as três dimensões de Allchin (2013) envolvidas na construção das vacinas e que o contexto histórico é importante para fortalecer o entendimento sobre a Ciência e atribuir credibilidade a ela.porEnsino de CiênciasNatureza da CiênciaFormação de ProfessoresVacinaReflexões acerca das dimensões da ciência de participantes do Programa Residência Pedagógica: discussões da temática vacinaReflections on the science dimensions of participants in the Pedagogical Residence Program: discurssions on the vaccicne themeTeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaScience TeachingNature of ScienceTeacher TrainingVaccine