Tuma, Magda Madalena [Orientador]Juliani, Mariana Sieni da Cruz Gallo2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11516Resumo: Objetivamos nesta investigação analisar a interação de 22 crianças da 4º série do Ensino Fundamental, com os artefatos tecnológicos (Computador e Internet) na construção do conhecimento histórico Norteado por questionamentos sobre a relação dos alunos com os artefatos tecnológicos na busca do conhecimento histórico; dos conceitos históricos presentes nos textos selecionados na rede e tipos de conceitos que emergem em suas narrativas, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo etnográfica Nesta perspectiva aconteceu em uma escola municipal rural da região sul do município de Londrina Organizados em duplas os alunos pesquisaram na internet uma temática estudada em sala de aula e na terceira fase um tema livre Na análise dos textos oriundos da internet e das narrativas dos alunos buscou-se reconhecer os conceitos substantivos e de segunda ordem Esta Dissertação foi estruturada em 4 capítulos versando: o primeiro capítulo sobre a constituição do pensamento histórico; no segundo capítulo abordamos a metodologia A cultura escolar, artefatos tecnológicos e o conhecimento histórico foi discutido no terceiro capítulo, sendo que no quarto capítulo, apresentamos a análise de dados das três fases propostas aos discentesInformática na educaçãoEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoTecnologia educacionalInternet in educationComputer-assisted instructionEducation tecnologyA interação com artefatos tecnológicos e a construção do conhecimento histórico : um estudo com crianças da 4ª série do ensino fundamentalDissertação