Gongora, Maura Alves Nunes [Orientador]Silva, Renata Moreira da2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11740Resumo: Na perspectiva da Análise do Comportamento, considera-se que o comportamento moral desenvolve-se sob o controle de variados e complexos arranjos de contingências A escola, assim como a família, tem papel importante no desenvolvimento de comportamentos considerados socialmente adequados, pois constitui parte relevante do ambiente social, podendo estabelecer contingências facilitadoras para o aprendizado de comportamento moral Nessa concepção, é plausível que, através do planejamento adequado das contingências, o comportamento moral possa ser ensinado na escola Os objetivos gerais desta pesquisa foram avaliar o Índice de Comportamento Moral (ICM) dos participantes e identificar que tipo de atividades podem favorecer a aquisição ou o fortalecimento de comportamento moral em pré-adolescentes Foi oferecido aos alunos regulares de uma escola um programa de atividades dirigidas à aquisição e ao fortalecimento das seguintes classes de comportamento moral: julgar conforme critérios de justiça, e comportar-se de forma justa, verdadeira, honesta, empática e generosa Participaram 2 pré-adolescentes de ambos os sexos, voluntários, com idades entre 12 e 13 anos, estudantes da 7ª série do ensino fundamental, distribuídos em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC) O programa, aplicado ao GE (com 1 alunos), constou de 11 encontros semanais, com duração de 5’, ocorridos ao longo de dois meses, sendo conduzido por uma instrutora pesquisadora, com apoio de duas colaboradoras Fizeram parte do programa três tipos de atividades: atividades de leituras temáticas breves com discussão; atividades de dramatização, jogos e vivência e atividades complementares, extraclasse Para avaliar os efeitos do programa foram utilizados o Questionário de Comportamento Moral como instrumento de pré e de pós-teste, além de relatos dos alunos (oral e escrito) e observações diretas do comportamento dos participantes, no decorrer dos encontros Na comparação entre os resultados do questionário no pré e no pós-teste, verificou-se uma diferença média de quatro pontos para mais no GE e de três pontos para menos no GC Variáveis do programa, como complexidade dos comportamentos alvo, curta duração de cada encontro, reduzido número de encontros e limites do instrumento de medida utilizado podem explicar a baixa variação nos resultados do pré e do pós-teste Os resultados por classes de comportamento mostram que a classe ‘comportar-se de forma generosa’ apresenta números muito semelhantes entre GE e GC Nas demais classes, os resultados mostram uma tendência para o aumento de pontos no GE e para diminuição no GC As atividades programadas mostraram-se, no geral, úteis para o ensino de comportamento moral A criação de um ambiente pouco punitivo e o número reduzido de participantes foram variáveis que facilitaram o desenvolvimento das atividades Ocorreu um alto grau de adesão e interesse dos alunos pelas atividades propostas Os resultados deste estudo permitem supor que programas desse tipo, implantados por um período mais longo, possam contribuir para o aprendizado de comportamento moral no contexto escolar No entanto, para futuras pesquisas sugerem-se algumas adaptações, tais como: adequar o instrumento de medida pré e pós-teste, alterar a ordem de introdução de algumas classes de comportamento, aumentar o número e a duração dos encontros e inserir os pais nas atividades do programa, entre outrosAnálise do comportamentoPré-adolescentesCondutaBehavioral analysisAdolescent behaviorEstudo de um programa de atividades que favorecem a aquisição de comportamento moral em pré-adolescentesDissertação