Furtoso, Viviane Aparecida BagioSaito, Leila Miyuki2024-09-092024-09-092023-11-14https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17463O ensino remoto emergencial (ERE), adotado em 2020 por ocasião da pandemia do novo coronavírus, levou à generalização do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em práticas pedagógicas. Nesse contexto, o ato de avaliar esbarrou em dificuldades e desafios que, embora pareçam novidade inerente ao ERE, já constituíam objeto de estudos há tempos. A lacuna em que esta pesquisa se insere e se justifica refere-se ao impacto – efeito retroativo – sobre as práticas avaliativas ocorridas no período. Em vista dos questionamentos: 1. Em que aspecto(s) o uso de TDIC impactou as práticas avaliativas em contexto de ensino de línguas durante o ERE? e 2. Em que medida o(s) impacto(s) da transição do ensino presencial para o ERE redirecionou(aram) - ainda que de modo forçado e não sistematizado - o(s) sentido(s) atribuído(s) às práticas avaliativas?, este estudo objetiva investigar e compreender, a partir de relatos de professores de línguas da região metropolitana de Londrina-PR (RML), formas pelas quais a adoção do ERE, mediadas pelo uso das TDIC, impactaram o(s) sentido(s) atribuído(s) a práticas avaliativas ocorridas no período. Os objetivos específicos foram verificar o(s) possível(is) impacto(s) (efeito retroativo) da/na avaliação em decorrência do uso de TDIC durante o ERE, e interpretar o(s) possível(is) redirecionamento(s) no(s) sentido(s) atribuído(s) à avaliação. Vinculado ao Eixo Educação do Projeto Covid-19: Experiências e Relatos (PC-19: ER), trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cuja epistemologia mista aproxima os paradigmas interpretativista e construcionista-social. Entre os procedimentos metodológicos foram empregados: Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016) para as informações geradas por meio de entrevistas e de rodas de conversa, e processos de intersubjetivação, por meio de triangulação por instrumentos humanos (REIS, 2008) e retorno aos participantes. Os resultados deste estudo apontam que o uso das TDIC exerceu impactos sobre participantes, processo e produto (HUGHES, 1993), permitindo entrever um movimento de redimensionamento nos sentidos atribuídos à prática avaliativa, assinalando possibilidades de quebra na cultura de avaliar centrada na tradição puramente classificatória e reunindo elementos que podem ser úteis para a construção de uma nova cultura de aprendizagem-avaliação-ensino para/na cibercultura. Diante do exposto, a tese defendida é de que o ERE demandou, ainda que de modo forçado e não sistematizado, espaço de reflexão e de redirecionamento de sentidos atribuídos a práticas avaliativas no ensino-aprendizagem de línguas, de forma que se praticasse uma avaliação mais próxima de propósitos formativos e humanizadores.porAvaliação para a aprendizagemEnsino de línguasEnsino remoto emergencialEfeito retroativoSentidoSentidos da avaliação no ensino-aprendizagem de línguas em contexto de ensino remoto emergencialMeanings of assessment in language teaching-learning in an emergency remote teaching contextTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaAssessment for learningLanguage teachingEmergency remote teachingWashback effectMeaning