Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]Silva, Tatiane Dantas da2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15741Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o Processo e Contexto das Oficinas Pedagógicas ofertadas por meio da ampliação da jornada escolar em uma escola de Ensino Fundamental I do Município de Londrina, investigar de que maneira os aspectos protetivos e de risco podem constituir um contexto de promoção da resiliência no âmbito escolar e identificar os sentidos atribuídos pelos participantes da pesquisa a esse contexto de aprendizagem No presente trabalho, o conceito de resiliência toma como aporte teórico-metodológico a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano Esse modelo teórico permite compreender o desenvolvimento de maneira contextualizada, considerando a interação dinâmica das dimensões apontadas na teoria (Processo, Pessoa, Contexto e Tempo) e por mostrar as significações que o sujeito atribui ao ambiente e às suas experiências Metodologicamente a pesquisa alinha-se à abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso descritivo interpretativo Ao fazer uso dos princípios da inserção ecológica, a análise dos resultados pautou-se na triangulação dos dados coletados oriundos das diferentes fontes (observação, diário de campo e entrevista semiestruturada) e das significações dos sujeitos participantes Para tanto, elegeram-se dois elementos do aporte teórico que fundamentam o presente trabalho: Contexto e Processo que foram analisados de modo integrado, uma vez que o foco da análise recai nas significações produzidas e não somente nos elementos que compõem Processo e Contexto Descrever e compreender o Contexto e o Processo que envolve o trabalho desenvolvido nas Oficinas Pedagógicas permitiu-nos olhar com cautela para a complexidade dos dados visto que os diferentes modos de significar uma determinada situação podem configurar-se tanto como risco como também em proteção Não coube à pesquisadora a tarefa de enquadrar os dados como risco ou proteção, mas sim desvelar as possibilidades de tais fatores possibilitarem ou não a promoção da resiliência no cenário analisado, tomando a voz dos participantes do estudo como definidora do que é risco e proteção naquele contexto Foi possível constatar que o dinamismo das interações presentes nas relações estabelecidas neste contexto, propicia à pessoa maiores condições de desenvolvimento, pois esta se encontra cercada de fatores que influenciam suas ações frente às situações cotidianas Nesse sentido, o microssistema escolar passa a ser um espaço propício à construção de estratégias de enfrentamento para professores, alunos e gestores na medida em que se relacionam tendo em vista a construção do conhecimento por meio do processo de ensino e aprendizagem O microssistema familiar por sua vez, com suas significações, em interação com o microssistema escolar pode constituir um mesossistema no qual os sentidos atribuídos à escola, à ampliação da jornada escolar e às vivências nesse espaço promovam a construção da resiliência As interferências do exossistema e do macrossistema podem ser balizadas nesse contexto buscando a constituição de uma rede de apoio favorável ao aprender A análise dos resultados obtidos permitiu compreender que embora existam situações adversas no contexto das Oficinas Pedagógicas ofertadas por meio da Ampliação da Jornada escolar, nele também se manifestou a reciprocidade e o sentimento de pertencimento nas relações estabelecidas neste microssistema, o que confere a esse processo, características promotoras de resiliênciaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEscolarizaçãoResiliência (Traço da personalidade)Educação integralEducation - BrazilResilience (Personality trait)Resiliência e escolarização : significações acerca da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola à luz da perspectiva bioecológicaDissertação