Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Dorta, Fernando2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13703Resumo: Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da MatemáticaMatemáticaEstudo e ensinoParadoxosFormação de conceitosMatemáticaStudy and teachingConcept formationParadoxesEducational research - Mathematics - Study and teachingMathematicsParadoxesOs paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestõesDissertação