Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]Santos, Julia Bruschi dos2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9144Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar o tratamento dado pela imprensa paranaense à ação política protagonizada pelos adolescentes e jovens secundaristas no contexto do movimento de ocupação das escolas estaduais ocorridos em 216 Para tanto, foram discutidos alguns aspectos teóricos que respaldam a análise, sendo eles: a construção da adolescência e juventude ao longo da história; a consolidação da jurisprudência que garante direitos a essa população; os aspectos centrais do movimento de ocupação das escolas; o papel social da imprensa no âmbito da sociedade capitalista, bem como o histórico e os direcionamentos dos jornais analisados A Gazeta do Povo e a Folha de Londrina foram os jornais utilizados como fonte de coleta dos dados Para a pesquisa foram utilizados, fundamentalmente, dois procedimentos metodológicos: a revisão bibliográfica e a seleção e análise das reportagens por meio da metodologia de Análise de Conteúdo Dentre os principais resultados obtidos, foram identificadas diferenças substanciais entre os dois jornais no que se referiu ao tratamento das informações, com um jornal revelando postura mais comedida e o outro com posicionamentos explícitos de crítica ao tratar da ação política dos secundaristas Concluiu-se que, via de regra, as reportagens noticiaram aspectos da ação política apontando para uma criminalização e deslegitimação do movimento e, portanto, da ação política Neste sentido, verificamos que o tratamento dado pela imprensa paranaense objetivava a deslegitimação e o não reconhecimento da ação política dos jovens enquanto um direito à participação na vida políticaEscolasParticipação políticaDireitos fundamentaisImprensa e políticaSchoolsCivil rightsPress and politicsParaná - PressPolitical participationOcupar e resistir : a cobertura da imprensa paranaense diante da ação política do movimento secundarista de ocupação das escolas estaduais em 2016Dissertação