Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]Bilar, Jenifer Araujo Barroso2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12322Resumo: O presente trabalho se inspira na recente presença, atuação e percursos de indígenas assistentes sociais graduados em Serviço Social nas instituições estaduais de educação superior do Paraná Tal fenômeno emerge e se contextualiza a partir das experiências de ingresso de indígenas na educação superior pública nas duas últimas décadas no Paraná e no Brasil De tal forma, intenciona identificar e analisar os aspectos que caracterizam as trajetórias profissionais dos assistentes sociais indígenas no Paraná por meio das vozes de tais sujeitos A pesquisa constitui-se de três momentos os quais se apresentam articulados por meio de revisão bibliográfica, de levantamento e analise documental e de pesquisa de campo As narrativas dos sujeitos da nossa pesquisa sinalizam que a ocupação de cargos nos circuitos de trabalho indígena, dentro e fora das terras indígenas, dependerá das negociações e reivindicações estabelecidas por estes profissionais junto as lideranças indígenas e instituições contratantes Para tanto entendemos que a ampliação, criação e consolidação dos circuitos de trabalho indígena que envolvam os assistentes sociais indígenas, dependerão das compreensões acerca da profissão, bem como do reconhecimento atribuído a estes profissionais por suas próprias comunidades e liderançasServiço socialÍndiosBaixada Maranhense (MA: Microrregião)Assistentes sociaisÍndiosSocial serviceIndiansSocial workersEducation (Higher)IndiansAs trajetórias dos indígenas assistentes sociais no Paraná : desafios e perspectivas para o exercício profissionalDissertação