Mello, Diene Eire deAraújo, Heliane Aparecida2024-11-012024-11-012024-03-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18369O presente trabalho está vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina pertencente à linha 2 - Formação de professores. Nesta investigação procuramos compreender o processo de implementação do Itinerário Formativo na área de Matemática e suas tecnologias do Novo Ensino Médio no estado do Paraná no período de 2022 a 2023. Para tanto buscamos: investigar as concepções de uso de tecnologia nos documentos norteadores da proposta; analisar o contexto da implementação dos itinerários na visão dos professores; identificar as condições de implementação no âmbito da formação dos professores; entender a atuação do professor no contexto do novo ensino médio e os usos que faz das tecnologias digitais. A metodologia de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, utilizou os seguintes instrumentos para produção dos dados: análise documental da legislação, normativas e entrevista semiestruturada com professores. Os participantes foram selecionados considerando as diferentes regiões do município de Londrina. Ao todo foram entrevistados 9 professores envolvidos com a implementação da proposta, de três escolas. A pesquisa em questão está ancorada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e em autores que corroboram com esta perspectiva. A análise foi feita a partir de questões que emergiram dos dados produzidos. Os resultados indicam que o estado vem implementando um projeto elaborado por técnicos da Secretaria de Educação. Os dados revelam que estão sendo ofertados dois percursos formativos para os alunos que cursam o ensino médio regular, dentro de uma proposta padronizada para toda rede pública estadual. Um itinerário de ‘Linguagens e suas tecnologias – Ciências Humanas, Sociais e aplicadas’ e outro de ‘Matemática – Ciências da Natureza’. Na nova proposta curricular, conhecimentos científicos acumulados historicamente, na maior parte do tempo, estão sendo substituídos por conteúdos utilitaristas e fragmentados. Ressalta-se que, a partir de uma perspectiva instrumental de uso das tecnologias, material digital e grande número de plataformas vêm sendo incorporadas à realidade escolar, não por opção pedagógica dos professores, mas por imposição, num movimento que vem tirando a autonomia dos professores.porTecnologias digitaisMatemáticaFormação de professoresNovo Ensino MédioItinerários formativosEducação - ParanáEnsino médio - ParanáMatemática e suas tecnologias : interlocuções necessárias na implementação do Ensino MédioMathematics and its technologies : necessary interlocutions in the implementation of High SchoolDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoDigital technologiesMathematicsTeacher trainingNew High SchoolTraining itinerariesEducation - ParanáHigh school - Parana