Honorato, Tony [Orientador]Camargo, Fernanda Silva2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16381Resumo: Educação e imprensa são temáticas articuladas cada vez mais presentes no campo da História da Educação A presente pesquisa de mestrado estuda as notícias de educação veiculadas em um jornal de natureza geral produzido no Município de Londrina localizado na região norte do Estado do Paraná Trata-se do Jornal Paraná-Norte, órgão vinculado à Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) e às demandas políticas, culturais e econômicas da localidade em urbanização A Dissertação tem como pergunta central: quais foram as notícias de educação e seus sentidos propagados pelo Jornal Paraná-Norte (1934-1953) no processo de urbanização da cidade de Londrina? Objetivo geral consiste em apresentar e interpretar uma história da educação na cidade de Londrina segundo uma imprensa não pedagógica, o Paraná Norte (1934-1953) A periodização histórica justifica-se pelo tempo de produção e publicação do impresso eleito, bem como pelo tempo de estruturação de modos de vida urbano na cidade de Londrina que fora considerada a nova promissão no início de sua colonização e o novo eldorado ancorado na cafeicultura A metodologia assumiu como referências os estudos sobre história e periodismo e sobre história da educação na cidade a partir da imprensa não pedagógica Assim discorremos sobre a constituição do impresso e da cidade, como o impresso retratou a educação em Londrina, além disso, apresentamos as instituições presentes em Londrina, retratadas pelo Paraná-NorteEducaçãoHistóriaLondrina (PR)ImprensaEscolasLondrina (PR)PressSchoolsLondrina (PR)HistoryEducationEducação no jornal Paraná-Norte da cidade de Londrina : (1934-1953)Dissertação