Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Fiorin, Fernando Gianetti2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13870Resumo: Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel Considerado o “pai da genética”, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da hereditariedade Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e por biografias históricas sobre o mesmo Visto que, ao analisarmos o fato de que este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma apuração Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e, portanto, da Natureza da CiênciaCiênciaEstudo e ensinoLivros didáticosInfluências tendenciosasFilosofia e ciênciaSciencePhilosophy and scienceMendel's lawStudy and teachingMendel : pai da genética ou o membro de um tradição científicaDissertação