Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12198Resumo: Esta tese de doutorado teve como objetivo desenvolver um framework com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem, o professor é um guia dos processos de ensino e de aprendizagem, e esse guiar pode ser planejado por meio da elaboração de Trajetórias de Ensino e de Aprendizagem – TEA O trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo especulativa De maneira geral, as análises mostraram que os elementos presentes no FrameTEA vão além dos elementos da própria TEA, quais sejam, uma trajetória de ensino, trajetória de aprendizagem, o esboço dos conteúdos O professor, ao utilizar o FrameTEA para elaborar sua trajetória, pode iniciar por qualquer uma das suas fases, o que lhe cabe é ter bem definidos quais são seus objetivos, intenções O FrameTEA não é uma estrutura que precisa ser seguida, mas, sim, como uma estrutura que pode auxiliá-lo no seu planejamento, nas suas tomadas de decisões no seu trabalho em sala de aulaEducação matemáticaFramework (Programa de computador)MatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemMathematics educationFramework (Computer program)MathematicsLearningStudy and teachingO desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemáticaTese