Marcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador]Moraes, Dirce Aparecida Foletto de2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11808Resumo: Este trabalho teve por objetivo delinear e analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa Visando não só coletar dados, mas também buscar alternativas que pudessem colaborar na tarefa de re-significar esta ferramenta avaliativa, a pesquisa focou a re-construção da prova tanto no discurso docente, como na prática pedagógica Para viabilizar a consecução da proposta, optamos por trabalhar com um grupo de educadoras do Ensino Fundamental I Com estas professoras foram realizadas observações em sala de aula, entrevista, questionário, análise documental, observação participante e oficinas pedagógicas Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de preparo do professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e classificatório Porém, após a consubstanciação dos dados coletados, ficou constatado que se houver uma mudança considerável na compreensão e utilização deste instrumento, o caráter formativo da prova ficará evidente Esta nova perspectiva, conseqüentemente, contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá construir sua aprendizagem de forma mais significativaEducaçãoAvaliação formativaProvaAvaliação formativaAvaliação educacionalEducationWritten TestEducational evaluationFormative evaluationAvaliação formativa : re-signficando a prova no cotidiano escolarDissertação