Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Dias, Fábio Barbosa2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12529Resumo: A publicidade brasileira, desde seus registros mais longínquos, usa a imagem feminina para atingir diferentes públicos e propósitos Em alguns segmentos de mercado, como o das cervejas, esse fato se repete de maneira mais contumaz, o que acaba gerando o que pode ser chamado de clichê visual Este trabalho estuda as representações femininas nas propagandas de cerveja para a mídia impressa utilizando, entre outras ferramentas, os três eixos de produção de sentidos colocados por Harry Pross, buscando perceber seu poder discursivo Além de Pross, as análises se apoiam também na teoria de autores como Luciano Guimarães e Norval Baitello Junior Para servir de instrumento de pesquisa para estes eixos de produção de sentido foram utilizadas campanhas publicitárias de diversas marcas de cerveja, veiculadas na primeira década dos anos 2ComunicaçãoPublicidadeMulheres na propagandaCervejaPropagandaCommunicationPublicity - Social aspectsWomenAdvertisementLoira gelada, loira gostosa : um estudo de representações imagéticas femininas em peças publicitárias de cervejaDissertação