Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]Nacour, Gabriel Marçal2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9730Resumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento AlgébricoMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraMatemática (Ensino fundamental)MatemáticaStudy and teachingElementary school - Teacher trainingTextbooksMathematicsCaracterísticas do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anosDissertação