Pimenta, Rosângela AparecidaAlves, Jakeline Barbara2025-02-052025-02-052024-12-06https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18546A sepse pediátrica, um problema de saúde pública é uma temática que carece de constante revisão das evidências cientificas, somado a isto, os jogos de aprendizagem promovem ampla disseminação dessas evidências oferecendo maior acesso ao conhecimento. Objetivo: Planejar, projetar e desenvolver um jogo educacional e digital sobre sepse-pediátrica. Método: Estudo do tipo metodológico que passou por três etapas: revisão de escopo quanto a produção de tecnologias educacionais sobre sepse; prototipagem e; validação de conteúdo do jogo educativo digital sobre sepse pediátrica. Na revisão de escopo foram incluídas pesquisas que relatam a criação, desenvolvimento de tecnologias como forma de educação em saúde sobre sepse publicados de 2013 a janeiro de 2023, nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Cochrane, Web of Science, Scopus e Embase. O desenvolvimento do jogo teve como base a metodologia de Design Thinking e critérios para desenvolvimento de jogos de aprendizagem de Kapp e Boller, utilizou-se a plataforma Canva e as imagens foram retiradas das páginas on-line Canva, Freepik e iStock e, para o conteúdo, a literatura de organizações nacionais e internacionais. A avaliação do conteúdo do jogo foi realizada em duas etapas pelos juízes em pediatria, na primeira 11 avaliaram o piloto, por meio de um formulário com questões referentes à todas as telas com os conteúdos. Na segunda, a validação com nove juízes do total dos 11, que responderam um formulário com questão descritiva para comentários sobre cada fase do jogo e, em seguida, alternativas correspondentes ao instrumento de validação de conteúdo educativo. As considerações descritivas foram analisadas na íntegra pela pesquisadora e foram calculados o percentual de concordância e Índices de Validade de Conteúdo (IVC) para cada item do instrumento, considerando válido o item com IVC >0,80. Resultados: A revisão de escopo contou com 1.138 estudos e nove foram incluídos. Do total, quatro produzidos nos Estados Unidos da América, dois na Ásia, dois no Reino Unido e um no Brasil, desses apenas três trataram do uso de jogos e apenas um citou a validação de conteúdo e um sobre sepse pediátrica. Diante disso desenvolveu-se as telas do jogo sobre sepse pediátrica. O conteúdo do piloto do protótipo foi avaliado por 11 juízes, sendo: 45,4% enfermeiros (um pós-doutor, dois doutores, um mestre e um especialista) e 54,5 % médicos (dois doutores, dois mestres e dois especialistas) deram sugestões que foram ajustadas e adaptadas às telas do protótipo do jogo nominado Prev-Sepse Pediátrica. Entre os nove juízes 44,4% enfermeiros e 55,5% médicos validaram o conteúdo que mostrou percentual de concordância igual a 100% e IVC igual a 0,99. Conclusão: Há escassez de jogos relacionados à educação sobre sepse pediátrica para estudantes e profissionais de saúde, portanto a criação de um jogo digital com esse objetivo é uma iniciativa inovadora, considera-se o jogo pronto para produção tecnológica diante do seu conteúdo válido quanto ao objetivo, estrutura/apresentação e relevância.porSepsePediatriaJogosEnsinoTecnologia EducacionalPrev-Sepse Pediátrica: criação e validação de um jogo educativo e digital para estudantes e profissionais.Pediatric Prev-Sepsis: creation and validation of an educational and digital game for students and professionals.TeseCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemSepsisPediatricsVideo gamesHealth educationEducational Technology