André, Richard GonçalvesSilva, Thereza Cristina de Oliveira e2024-10-282024-10-282024-08-23https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18283Esta pesquisa investiga o filme Nausicaä do Vale do Vento (1984) a partir dos seguintes conceitos propostos por Reinhardt Koselleck: espaço de experiência, horizonte de expectativa e seus pares antitéticos (interno-externo, superior-inferior e anterior-posterior). O objetivo foi estudar a questão temporal do filme, com foco na década de sua realização (anos 1980), empregando as metodologias propostas por Marcos Napolitano e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. Por meio da análise dos territórios e personagens que compõem o enredo, foi possível estabelecer correlações entre a animação e os seguintes aspectos: a tragédia de Minamata, que tornou o meio ambiente tóxico, devido ao descarte indevido de mercúrio no mar, e, desta, com a experiência atômica do Japão; os desdobramentos da Guerra Fria no país nipônico, que viveu o medo difuso de uma aniquilação nuclear e atuou de modo a viabilizar as guerras da Coreia e do Vietnã; e o papel das mulheres naquela sociedade, que se modificou na medida em que se processaram mudanças econômicas e políticas. Por fim, observou-se que o enredo opera elementos do passado para propor outras possibilidades de existência, construindo um elogio da coexistência entre os diferentes, sejam eles territórios, papéis hierárquicos, ou formas de vidaporAnimaçãoJapãoHayao MiyazakiHistória contemporâneaFilme cinematográficoAnimação (Cinematografia)Guerra friaMangá (Desenho japonês)O tempo entre experiências e expectativas: a animação Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki (1986)Time between experiences and expectations: Hayao Miyazaki's animation Nausicaä of the Valley of the Wind (1984)DissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaAnimationJapanHayao MiyazakiContemporary historyCinematic filmAnimation (Cinematography)Cold War