Brancher, Jacques Duílio [Orientador]De Sordi Junior, Fábio2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15377Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar e descrever um ambiente colaborativo de treinamento, desenvolvido para auxiliar pessoas que pretendem realizar o Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (POSCOMP) Este ambiente foi desenvolvido e fundamentado em estudos sobre ambientes colaborativos de aprendizagem e pretende auxiliar no aprimoramento dos conhecimentos do usuário, em relação ao que é cobrado no exame e portanto, melhorar o desempenho deste na realização da prova O Ambiente Colaborativo de Treinamento Preparatório para o POSCOMP (ACTCOMP) permite ao usuário, cadastrar, avaliar e classificar questões de acordo com os temas que compõe o edital do POSCOMP Ele contém questões de exames de 212 à 214 inseridas em sua base de dados, e permitirá que o usuário crie provas simuladas personalizadas com questões de temas específicos, ou seguindo os padrões atuais de composição das provas Além disso, devido à grande utilização de fórmulas matemáticas no contexto do exame, o ACTCOMP utiliza o LATEX para compilar suas questões Após o desenvolvimento do ACTCOMP, foi realizada uma avaliação de usabilidade utilizando o SUS (System Usability Scale) com profissionais da área da computaçãoAmbientes virtuais compartilhadosLaTex (Sistema de computador)Ensino auxiliado por computadorArquitetura orientada a serviços (Computação)ComputaçãoShared virtual environmentsLaTeX (Computer system)Computer-assisted instructionService-orieDesenvolvimento de um ambiente colaborativo de treinamento preparatório para o POSCOMPDissertação