Chimentão, Lilian Kemmer [Orientador]Santana, Pedro Américo Rodrigues2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8449Resumo: O propósito deste trabalho é apresentar e analisar o potencial de um protótipo de ensino (ROJO, 217) para o ensino de escrita em um curso de formação de professores de língua inglesa sob o viés da teoria sociocultural de aprendizado (JOHNSON, 29; HODGES, 217), ancorado na perspectiva pedagógica dos multiletramentos (CAZDEN et al, 1996) O objetivo do protótipo produzido é desenvolver a habilidade de redação em língua inglesa de professores em formação inicial e fomentar consciência crítica sobre o processo de ensino da mesma De modo a nortear a produção do protótipo de ensino, adotamos o procedimento teórico-metodológico conhecido como análise de necessidades (LONG, 25; RODRIGUES, 26; GALINDO, 211) de modo a caracterizar experiências de aprendizagem de produção escrita de professores de língua inglesa em processo de formação inicial e continuada e identificar necessidades e/ou limitações na formação docente, no que se refere à produção escrita Para a coleta de dados, empregamos um questionário online (QUEVEDO-CAMARGO, 214) para professores de inglês, graduandos e egressos de cursos de Letras com habilitação em língua inglesa, com questões essencialmente voltadas às experiências prévias, expectativas e dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem de escrita As respostas foram analisadas através de Análise de Conteúdo (BARDIN, 211) por meio de categorização indutiva Os resultados guiaram para a produção de unidades de um protótipo de ensino (ROJO, 217) para cursos de formação de professores O produto educacional “Write, Learn, Teach” foi pilotado na disciplina de “Língua Inglesa” no 1º ano da graduação de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina Ao final da implementação, foi realizado um grupo focal (GATTI, 25) e análise dos diários de pesquisa através de Análise de Conteúdo (BARDIN, 211) Dentre os potenciais, o protótipo possibilita o desenvolvimento de pensamento crítico, interação em língua inglesa, colaboração por intermédio da tecnologia e posicionamento dos estudantes como professores de escrita As limitações foram relativas à infraestrutura (conexão, dispositivos), à insuficiência de atividades e de tempo para o desenvolvimento dos estudantes na habilidade de escrita e estranhamento à abordagem dialógica Concluímos que para se diferenciar de práticas de ensino tradicionais, implica-se uma transformação na cultura escolar sobre o que é aprender e participar, com o objetivo de superar limitações já conhecidasProfessores de inglêsLíngua inglesaMultiletramentoEnglish teachersEnglish languageMultiliteracyTraining ofWrite, Learn, Teach : protótipo de ensino para a produção escrita na formação de professores de língua inglesa às lentes da teoria socioculturalTrabalho de Coclusão Final