Lorencini Júnior, ÁlvaroLicurgo, Graziele Borges2025-09-192025-09-192025-04-09https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18942Este estudo foi realizado com os residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Química da UTFPR–AP durante as situações de microensino, nas quais ocorreu em um tempo reduzido a realização da prática docente em ambientes simulados. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo principal de investigar as reflexões dos residentes, realizadas antes e após a realização de intervenções pedagógicas, identificando as suas contribuições para o desenvolvimento das práticas docentes dos residentes e para a formação inicial de professores. A coleta de dados foi inspirada na autoscopia bifásica, que se divide em duas fases: a fase interativa, em que o residente ministrou suas aulas e elas foram filmadas, e a fase pós–ativa, em que, com o apoio do vídeo e da autoscopia, realizamos intervenções pedagógicas coletivas e reflexivas, para identificarmos nos residentes indícios de reflexão na ação e sobre a reflexão na ação. Embasados na Análise Autoscópica Reflexiva (AAR) e no referencial teórico de Schön (2000), analisamos as reflexões de dois residentes, Pedro e Ricardo, com o intuito de identificar em suas falas: a) os possíveis momentos de alerta, instigados nas situações decorrentes da sua prática de ensino que os intrigaram e que, possivelmente, os estimularam a refletir para resolverem as eventuais situações problemáticas; b) diferenciar por meio da reflexão sobre a reflexão na ação, os “momentos” de estruturação, questionamento e reestruturação que os estimularam a planejar novas ações. Os resultados foram obtidos a partir da sistematização dos dados coletados na fase interativa e pós–ativa, por meio do esquema da prática reflexiva de cada residente, fundamentado nos “momentos” reflexivos descritos por Schön e adaptados de Clarke (1994). Constatamos que, apesar das singularidades de cada uma das práticas, ambos os residentes, Pedro e Ricardo, demonstraram momentos significativos de reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação, mas com diferentes abordagens, níveis de conscientização e capacidade de adaptação. Os resultados alcançados evidenciam o impacto positivo de nossas intervenções pedagógicas coletivas e reflexivas no progresso das atividades formativas dos residentes ao longo do PRP. Isso se dá por meio da conscientização sobre suas limitações, da identificação de aspectos até então não reconhecidos e do incentivo à reflexão a respeito de suas próprias práticas, contribuindo com a formação inicial desses residentes.porProfessor ReflexivoAutoscopiaMicroensinoIniciação à DocênciaAnálise Autoscópica ReflexivaEducação matemáticaPrática docenteFormação de professoresQuímicaAnálise das reflexões de licenciandos em química no âmbito da residência pedagógica: contribuições para a formação inicial de professoresAnalysis of the reflections of chemistry undergraduates in the context of the pedagogical residency: contributions to initial teacher trainingDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaReflective TeacherAutoscopyMicroteachingTeaching InitiationAutoscopic Reflective AnalysisMathematics educationTeaching practiceTeacher trainingChemical