Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Araújo, Renata Miranda de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11172Resumo: A proposta desta Dissertação é apresentar argumentos para a defesa da liberdade como princípio educativo, tendo o professor como sujeito essencial para o exercício de um processo educativo que utilize instrumentos para esta finalidade É, em nossa defesa, também o professor o personagem mais qualificado para superar quaisquer condições de opressão, podendo entretanto, apresentar-se seja como oprimido ou como opressor no ambiente escolar Para tanto, organizamos este trabalho em três capítulos, sendo o primeiro desenvolvido tendo por base três conceitos, para instrumentalizar o exercício da liberdade de todos, fundada no inacabamento, característica que permite a toda e qualquer pessoa dar conta de se construir, aprender e se conscientizar de sua ação no mundo Trata-se de um processo que é continuo, cuja ideia será desenvolvida subsequentemente quando tratarmos da conscientização e a expressão da consciência humana do existir no e com o mundo Abordamos ainda sobre a noção freireana de politização ou a impossibilidade de uma educação neutra, ideia que, necessariamente, deve vincular-se à tomada de decisão que é contínua na vida No segundo capítulo, tratamos sobre a educação propriamente dita, a saber: a educação bancária como impedidora de um processo educativo com vistas à liberdade, e a sua opositora, a educação como prática da liberdade, enfatizando a problemática da valorização dos conteúdos Por fim, discutimos a democracia como instrumento para a prática educativa cujo princípio seja a liberdade Consideramos ainda a relação pedagógica em que os docentes se comportam tanto como oprimidos quanto como opressores em ambiente escolar, e o professor como sujeito capaz de ter na liberdade a capacidade de transformar a realidade escolar Como base teórica fundamental, utilizamos Paulo Freire Mas para ampliarmos o conceito central da pesquisa com intenção de considerarmos a efetiva liberdade de existir dos seres humanos, incluímos em nossos estudos duas obras de Jean Paul Sartre Acreditamos, firmemente, que a liberdade deva ser o grande foco de uma educação que pretenda transformar a realidade, especialmente a brasileira Por isto, optamos por este tema e autores, tendo no trabalho docente o caminho para que aconteça efetivamente a transformação de uma educação a qual, acreditamos, seja ainda bancária, mas que seja transformada para uma outra que invista no exercício permanente de humanizaçãoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasLiberdadeHumanização na educaçãoEducation - BrazilA liberdade como princípio para uma educação transformadoraDissertação