Lopes, Gilselena KerbauyLima, Ana Carolina Souza de2024-09-022024-09-022021-12-17https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17383Introdução: Tecnologias educacionais sobre o HIV (Human Immunodeficiency Virus), que ilustrem e demonstrem o conteúdo abordado ao público-alvo, propiciem a compreensão sobre o vírus, o que contribui na reconstrução de conhecimento, estimula à adesão a terapia antirretroviral, transforma hábitos e comportamentos que assegurem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que vivem com HIV (PVHIV). A carência de materiais educativos voltados às PVHIV motivou o desenvolvimento da tecnologia educacional denominada “Material Educativo sobre HIV” (INPI - BR 10 2020 003765 0), que tem como objetivo mediar o processo de educação em saúde de PVHIV para promover a qualidade de vida, valendo-se da técnica de demonstração e interação entre profissional e usuário dos serviços de saúde. Objetivos: Validar a referida tecnologia educacional por profissionais especialistas e pelo público-alvo. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. O recrutamento dos profissionais ocorreu por meio de amostragem não-probabilística do tipo bola de neve, sendo selecionados pelos critérios de Fehring adaptados para a área da infectologia com ênfase em HIV/Aids (Acquired Immunodeficiency Syndrome). A amostra do público-alvo foi composta por adultos que vivem com HIV, com diagnóstico de conhecimento público (influenciadores digitais, militantes da causa e membros das organizações civis), bem como por usuários de um Serviço de Assistência Especializada em HIV da macrorregional norte do estado do Paraná. Os comentários e sugestões dos profissionais especialistas e do público-alvo foram considerados para validar a tecnologia. Para caracterizar a amostra foram realizadas análises descritivas. Os dados do instrumento foram analisados por meio do Alfa de Cronbach e pelo Ômega de McDonald. As respostas dos juízes e do público-alvo foram analisadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse. Adotou-se o nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Resultados: Os instrumentos de validação da tecnologia educacional dos profissionais especialistas (Alfa de Cronbach 0,89; Ômega de McDonald 0,91) e do público-alvo (Alfa de Cronbach 0,94; Ômega de McDonald 0,95) apresentaram alta consistência interna entre seus itens, sendo considerados confiáveis para aplicação. O valor médio do Coeficiente de Correlação Intraclasse das respostas dos juízes foi de 0,89 (p<0,001) entre os profissionais especialistas e 0,94 (p<0,001) entre o público-alvo, o que sugeriu uma confiabilidade aceitável entre as respostas dos especialistas e excelente confiabilidade entre as respostas do público-alvo. Os comentários dos juízes sobre a tecnologia educacional validada apontaram que ela favorece a aprendizagem e materializa ao paciente o que está sendo abordado durante o processo educativo. Este processo apoiado pelo uso das peças do material possibilita ao profissional de saúde abordar de forma simples e interativa todos os conceitos relacionados a infecção e tratamento, permitindo promover educação em saúde de forma didática, dialógica e humanizada. O público-alvo pontuou em seus comentários que o material é esclarecedor, didático e educativo. Conclusão: O “Material Educativo sobre HIV” foi considerado qualificado e adequado pelos profissionais especialistas e pelo público-alvo, sendo validado em três dimensões que englobam os objetivos, a apresentação e a relevância da tecnologia.porTecnologia educacionalEstudo de validaçãoEducação em saúdeSoropositividade para HIVValidação de tecnologia educacional em saúde para pessoas vivendo com HIVValidation of health education technology for people living with HIVDissertaçãoCiências da Saúde - EnfermagemEducational technologyValidation studyHealth educationHIV seropositivity