Visalli, Angelita MarquesCastro, Daniel Henrique Alves de2024-10-222024-10-222024-03-12https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18201Os painéis São Francisco em Oração e Agonia de São Francisco, localizados no forro da sacristia da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Mariana, são atribuídos a Manoel da Costa Ataíde (1762-1830). Este estudo busca compreender essas representações como documentos históricos que refletem o contexto religioso e histórico de Minas Gerais no final do século XVIII e início do XIX. Para tanto, concentramos nossa análise na funcionalidade das pinturas dentro do espaço da sacristia, identificando não apenas a função das representações visuais na sacristia, mas também ampliando a compreensão das múltiplas finalidades desse ambiente. Os painéis de Mestre Ataíde se destacam por sua representação de caráter sacrificial e contemplativo, temas que ecoam o espírito da Reforma Católica e a Ordem Terceira de São Francisco em Minas Gerais. Ao explorar o uso de representações visuais nas sacristias franciscanas de Minas, percebemos uma ênfase na figura de São Francisco de Assis, juntamente com elementos que evocam práticas penitenciais. É importante ressaltar que o espaço da sacristia era frequentado pelos membros da ordem, tornando o uso recorrente da imagem do santo não apenas uma expressão de devoção e influência penitencial, mas também um estabelecimento de conexão e pertencimento à família franciscana.porFranciscanismoManoel da Costa AtaídeSacristia ColonialReforma CatólicaHistória das ImagensAs funcionalidades das imagens na sacristia pós-Concílio de Trento: os painéis São Francisco em Oração e Agonia de São Francisco de Mestre AtaídeDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaFranciscanismManoel da Costa AtaídeColonial SacristyCatholic ReformationHistory of Images