Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]Gaiotto, Paulo Alexandre2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11400Resumo: Esta tese objetiva pesquisar os mecanismos argumentativos presentes em campanhas publicitárias para vestibular, de Instituições de Ensino Superior - IES públicas e privadas, com base nos estudos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual Identificaremos, nas propagandas, os recursos que permitem entender a argumentação inscrita na língua, por meio: a) do aspecto semântico das formas verbais; b) da subjetividade dêitica: dêixis pessoal, dêixis espacial e dêixis temporal; c) da manifestação do discurso relatado e de suas marcas; d) da intencionalidade do publicitário, ao considerar o conhecimento de mundo do destinatário da propaganda, contemplando a aceitabilidade de seu interlocutor Esta pesquisa ancora-se no fato de que, muitas vezes, nos deparamos com a linguagem publicitária, seja na mídia impressa ou não, utilizando-se de determinadas construções textuais para apresentar uma variedade de efeitos de sentido que se produzem com a escolha de uns termos em detrimento de outros Para a realização deste estudo foram obedecidas algumas fases, como a seleção teórica para a análise das peças publicitárias, pautada em Bakhtin (1992), Benveniste (1989 e 1995), Ducrot (1987) e Koch e Travaglia (199), a fim de responder aos objetivos estabelecidos; a escolha das propagandas impressas para divulgação de vestibular (corpus), por meio de panfletos, jornais, revistas, outdoor, além de anúncios virtuais, disponíveis em sites de várias IES entre 29 e 213; e a análise do corpus, em que a teoria é aplicada com intuito de demonstrar as ocorrências de termos estrategicamente usados para seduzir um público alvo e conduzi-lo a determinada conclusão A maneira como as propagandas foram produzidas justifica diferenças no processo argumentativo dessas instituições de ensino Nas públicas, a qualidade socialmente reconhecida de sua proposta acadêmica funciona como mecanismo para construção e atualização de frames sobre Vestibular Além disso, os elementos verbo-visuais também demonstraram eficiência na idealização dessas propagandas, no entanto, as instituições particulares foram as que mais utilizaram os recursos imagéticos As imagens de laboratórios e salas de aula bem equipados ou de pessoas bem sucedidas, como artistas e egressos, por exemplo, evidenciam credibilidade para determinadas IES particular, sugerindo que estão preparadas para oferecer um ensino de qualidade com vistas ao sucesso profissionalSemântica argumentativaPublicidadeLinguagemExame vestibularPublicidadeUniversities and collegesEntrance examinationsCampanhas publicitárias para vestibular : um olhar argumentativoTese