Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Bussmann, Christian James de Castro2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11164Resumo: Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na resolução de um conjunto de problemas Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para a análise dos registros escritos Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente em algumas questões As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve destaque para a interiorização e a condensaçãoMatemáticaEstudo e ensinoÁlgebraGrupos (Matemática)Study and teachingGroups (Mathematics)MathematicsConhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupoDissertação