Fontenele, Heliana Barbosa [Orientador]Réus, Thaís Ferrari2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15725Resumo: A análise empírico-mecanística de um pavimento parte de uma estrutura pré-dimensionada que é verificada quanto aos critérios de desempenho requeridos Caso estes não sejam atendidos, esta estrutura é modificada e reprocessada Neste contexto a análise do efeito das variações nos parâmetros de projeto na previsão do desempenho do pavimento fornece subsídio para uma melhor compreensão dos resultados fornecidos pelos programas computacionais Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito das variações das espessuras e módulos de resiliência das camadas no desempenho dos pavimentos flexíveis Para tanto, foram feitas estimativas de desempenho, para o vigésimo ano de projeto, utilizando o programa ELSYM5 e o método Empírico Mecanístico (E-M) da AASHTO No ELSYM5 foram determinadas as respostas estruturais: deformação de tração na fibra inferior do revestimento e de compressão no topo do subleito, respectivamente responsáveis pelas trincas por fadiga e pelas deformações permanentes nas trilhas de rodas Com as respostas estruturais estimou-se o desempenho do pavimento em termos do consumo de vida útil, por meio do número equivalente de solicitações do eixo padrão, para as trincas (Ntrincas) e deformações permantes (Ndeformação) Na aplicação do método E-M da AASHTO utilizou-se a versão de teste do programa computacional Mechanistic Empirical Pavement Design Guide (MEPDG) e a versão do software comercial do referido órgão, o AASHTOWare® Pavement ME Design (anteriormente conhecida como DARWin-ME), para a predição dos defeitos: trincas longitudinais, trincas por fadiga, deformação permanente no revestimento, deformação permanente no topo do subleito, deformação total e IRI Foram utilizados modelos de regressão múltipla para o ajuste dos resultados e, pela avaliação estatística dos coeficientes de regressão obtidos, definiu-se os parâmetros significativos para a sensibilidade de cada método Perante a análise estatística desses coeficientes, concluiu-se que o consumo da vida útil do pavimento, previsto através das simulações no ELSYM5, é sensível às variações das espessuras do revestimento e da sub-base e dos módulos de resiliência do subleito Para o método E-M da AASHTO os valores previstos para os defeitos no vigésimo ano de projeto foram significativamente sensíveis às variações das espessuras do revestimento, da base e da sub-base e dos módulos de resiliência da base e do subleito A partir da comparação das duas abordagens, concluiu-se que o ELSYM5 pode ser uma alternativa viável para a aplicação de um método E-M de dimensionamento de pavimentos Com as conclusões desta pesquisa, pretende-se contribuir para o entendimento do comportamento dos resultados fornecidos pelos programas utilizados, perante as variações dos parâmetros de projeto adotados como dados de entrada, para situações similares ao caso em estudoPavimentos flexíveisAnálise de sensibilidadeTransporte rodoviárioFlexible pavementsRoad transportationEfeito das variações das espessuras e módulos de resiliência das camadas no desempenho dos pavimentos flexíveisDissertação