Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço [Orientador]Fracasso, Nathalia Vasconcelos2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9069Resumo: As competências interpessoais são habilidades para lidar com as situações vivenciadas, sobre si e a convivência com o outro, desenvolvê-las torna-se um diferencial para atuar diante da complexidade dos serviços de saúde Em 213, após emergir essa necessidade, incluiu-se na grade da Residência de Gerência a disciplina Desenvolvimento Interpessoal, fundamentada no Diálogo Deliberativo, método que possibilita a reflexão sobre o processo de desenvolvimento interpessoal Objetivou-se nesta Dissertação : 1) analisar as evidências científicas publicadas sobre metodologias ativas aplicadas na pós-graduação na área da saúde com ênfase nas competências interpessoais; 2) Analisar como a estratégia do diálogo deliberativo contribuiu para o desenvolvimento interpessoal de enfermeiros residentes O primeiro estudo constitui-se em uma revisão integrativa, realizada em setembro/22, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Web Of Science e SCOPUS Foram utilizados os seguintes descritores: Education Graduate, Education Professional, Internship and Residency, Specialization, Problem-Based Learning e os descritores não controlados Residency, Master degree, Doctoral degree, Active Methodologies, Active learning Os critérios de inclusão foram estudos primários, disponíveis na íntegra, sem limite temporal; excluíram-se os estudos secundários A amostra foi composta por 19 estudos que abordavam os componentes de desenvolvimento interpessoal “Individual”, “Grupal” e “Global”, 89% na modalidade de residência A adoção de metodologias ativas no desenvolvimento de competências interpessoais são estratégias potenciais para fortalecer a formação de recursos humanos na área da saúde O segundo estudo foi descritivo, qualitativo, desenvolvido a partir da aplicação do instrumento de coleta de dados via Google Docs, enviado ao e-mail, composto por questões estruturadas 21 egressos responderam (turmas 213-218) Utilizou-se o Software IRaMuTeQ para o tratamento dos elementos textuais, com a estatística lexical clássica e estatística simples do corpus A Classificação Hierárquica Descendente identificou três categorias: O diálogo deliberativo e a percepção dos egressos da residência; Fortalezas do Diálogo Deliberativo e Competências trabalhadas durante a aplicação do Método As palavras estímulo e estratégia obtiveram significância estatística (p<,1) Foi destaque nas falas dos egressos o papel do coordenador na condução do grupo; levantaram como fragilidade a troca de observador e a pouca maturidade no início do processo de desenvolvimento interpessoal Evidenciou-se nos relatos que o Diálogo Deliberativo aplicado contribuiu para aquisição das competências interpessoais durante a sua formaçãoEnfermagemHabilidades sociaisRelações humanasMetodologia ativaResidentes (Enfermagem)NursingSocial skillsInterpersonal RelationsActive methodologyResidents (Nursing)O diálogo deliberativo como estratégia para o desenvolvimento interpessoal de enfermeiros residentesDissertação