Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Estevão, Elisa Barbosa Leite da Freiria2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14184Resumo: A pesquisa discute a utilização do discurso dialógico-de autoridade em sala de aula Este se caracteriza por ser originado de dois tipos distintos de discurso: dialógico e de autoridade O primeiro refere-se àquele em que, estando em sala de aula, o professor atua como intermediário para a expressão de diferentes pontos de vista dos alunos sobre dado conteúdo, auxiliando-os dialogicamente O professor, neste caso, leva em consideração as opiniões expressas, quaisquer que sejam O discurso de autoridade, por outro lado, ainda que permita a verbalização de diferentes opiniões, considera apenas a versão cientificamente correta dos fatos, deixando de lado outras versões alternativas vindas dos alunos Neste segundo, o professor é a autoridade máxima do discurso, atuando como responsável por apresentar o conhecimento científico aos alunos Os trabalhos que fundamentam essa pesquisa sugerem certo equilíbrio no uso dos dois discursos; entretanto, aponta-se a dificuldade enfrentada por professores ao adotarem o discurso dialógico-de autoridade Por esta razão, o presente estudo ocupou-se com a proposta de provocar e sustentar o discurso dialógico-de autoridade por meio de uma estratégia didática de denotação e conotação de signos artísticos, a fim de que fosse discutido o tema “conservação ambiental” A coleta de dados foi realizada com alunos de segundo ano do Ensino Técnico em Meio Ambiente, no contexto de um curso de leitura de imagens, ministrado em 4 módulos Os diálogos resultantes dos questionamentos, discussões e reflexões foram videogravados e, posteriormente, transcritos e analisados Os resultados foram satisfatórios e a explicação para isso reside no fato de que signos artísticos possuem função estética, e não semântica Ou seja, eles não se comprometem com um ponto de vista único, permitindo a vocalização de ideias distintas Por esse motivo, o discurso dialógico-de autoridade sobre o tema “conservação ambiental” ocorreu numa sustentação discursiva que permitiu o debate de opiniões diversasCiênciaEstudo e ensinoProteção ambientalConceitosAmbiente de sala de aulaScienceEnvironmental protectionClassroom environmentCommunication and educationLanguage and educationConceptsStudy and teachingSustentação discursiva dialógico-de autoridade por meio de conotação sígnica para a elaboração do significado de conservação ambientalDissertação