Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Ferreira, Josiane2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13548Resumo: A educação de tempo integral na cidade de Apucarana é uma proposta que vem se destacando ao longo do tempo Já completando 19 anos de trabalho efetivo, tem se tornado referência para pesquisadores e servido de modelo para muitos Municípios Frente a estas questões, este trabalho fez uma busca compreensiva por suas raízes teóricas Tratando-se de escolas de tempo integral, inserimos esse trabalho na Linha de Pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, objetivando analisar como foi implantada esta modalidade de educação a partir do ano de 21, buscando de modo compreensivo suas raízes teóricas, traçando caminhos com a filosofia da educação de tempo integral no Brasil através do educador e filósofo Anísio Teixeira Para a análise documental e apreensão do cotidiano dessas da rede de ensino de Apucarana-PR, elegeu-se as Escolas Municipais Presidente Médici, Doutor Joaquim Vicente de Castro, Augusto Weyand e Escola João Antonio Braga Côrtes Para as entrevistas foram elegidas uma professora do quadro efetivo do magistério com 38 anos de docência no Município, uma diretora também do quadro efetivo com 38 anos de docência, um secretário de educação que atuou na implantação do programa e a atual secretária de educação A pesquisa revelou as características desta nova roupagem de educação de tempo integral, permitindo encontrar algumas semelhanças com a educação de tempo integral proposta por Teixeira em nosso país As semelhanças observadas relacionam-se à preocupação com o desenvolvimento social, o envolvimento com a ampliação do tempo escola e do espaço físico, o empenho em promover uma educação com recursos físicos e metodológicos de qualidade, a assistência quanto à saúde e alimentação, a busca por um currículo unificado que promova igualdade no ensino em todas as escolas municipais e o comprometimento com a formação dos profissionais da educação A pesquisa revelou também que mesmo com tantas semelhanças e com algumas referências feitas ao educador baiano, em alguns dos documentos lidos a proposta de educação de tempo integral apucaranense não deixou claro que suas raízes estejam, de fato, na filosofia de educação de tempo integral de Anísio Teixeira Levantamos a hipótese de que um dos fatores disso, possa ser o afastamento e esquecimento, nos meios acadêmicos a partir dos anos 7, desse autor e outros ligados à teoria liberal de educação, provocando assim um distanciamento, ignorando o real conhecimento da importância desses intelectuais que marcaram a educação pública brasileira O estudo sugere que esse assunto demandaria outros estudos mais aprofundados, destacando ainda, a preocupação com a fragilidade filosófica de propostas atuais ricas e inovadoras, como a que nos dedicamos a estudar São indicadas possibilidades para a continuidade das investigações sobre as razões e significado desse esvaziamento dessas bases filosóficasEducaçãoFilosofiaEscolas de tempo integralEscolas municipaisApucarana (PR)PhilosophyFull-time schoolsApucarana (PR)Municipal schools - EducationA educação de tempo integral na cidade de Apucarana : um diálogo com Anísio TeixeiraDissertação