Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Albino, Thiago Henrique de Oliveira2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9036Resumo: A proposta deste trabalho foi pensada na direção de auxiliar os alunos e professores de Matemática da Educação Básica a refletirem sobre a sua perspectiva com relação ao ensino de Geometria Apresentaremos algumas informações sobre baixos índices da aprendizagem da Matemática observados em avaliações de larga escala Será discutida a importância de adotar novas metodologias e práticas de trabalho para um melhor aproveitamento das aulas e possível rendimento dos alunos Será proposta uma atividade para realizar generalizações para a área de polígonos regulares Para tal, utilizaremos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na perspectiva de seu precursor, Martin Simon As THA possibilitam ao professor fazer análises antecipadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem, conduzindo a aprendizagem de forma mais significativa aos alunos Apresentaremos diálogos hipotéticos entre o professor e os estudantes, a fim de mostrar que aprender por meio desta abordagem auxilia o professor em seu planejamento e proporciona aos alunos um melhor aproveitamento e interpretação dos conteúdos trabalhadosMatemáticaEstudo e ensinoAprendizagemGeometriaStudy and teachingLearningGeometryMathematicsGeneralizando as áreas de polígonos regulares : uma proposta à luz da trajetória hipotética de aprendizagemDissertação