Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Rocha, Leonardo Santiago Sidon da2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14268Resumo: Para muitas organizações, ainda nos dias de hoje, existe um hiato grande entre as necessidades do negócio e os serviços e tecnologias adotadas para alavancá-lo A falta de qualificação profissional bem como o seu acesso, tem dificultado o alcance de bons resultados que, muitas vezes, são impostos pela alta gestão Diante disso, as empresas buscam enfrentar muitos de seus problemas adotando guias de boas práticas que apresentam eficiência comprovada A Transição de Serviços tem sido, dentro do contexto organizacional, um desafio constante a ser superado Guias como o ITIL, muito conhecido e utilizado para esta finalidade, tem prejudicado ainda mais esse cenário uma vez que oferece muita informação e muitas delas de maneira confusa, sem disponibilizar um passo-a-passo que mostre como uma empresa pode institucionalizá-lo Essa forma rebuscada e confusa com a qual o guia é escrito proporciona um desconforto à quem deseja utilizá-lo Para confrontar essa realidade, o presente estudo objetivou desenvolver um Framework que apresente meios claros de implantação da Transição de Serviços de TI baseado no mencionado guia Com resultados coletados a partir da aplicação do Questionário de Avaliação Diagnóstica foi possível verificar a viabilidade do estudo proposto A partir desses resultados e, seguindo a proposta do Framework GAIA Transição de Serviços tem-se um modelo que, auxiliado pelos conceitos de maturidade e capacidade apresentados pelo CMMI e MPSBR e pelos guias PRINCE2 e PMBOK, apresenta uma forma clara, gradual e incremental para implementar as práticas voltadas para a Transição de Serviços de TIFramework (Programa de computador)Tecnologia da informaçãoTecnologiaServiços de informaçãoFramework (Computer program)Information technologyTechnologyInformation servicesGaia transição de serviços : framework para implantação da transição de serviços de TIDissertação