El Kadri, Michele Salles [Orientador]Zancopé, Thaísa Cristina2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12019Resumo: A base de conhecimento do professor de língua inglesa transpassa o conhecimento linguístico Sendo assim, torna-se relevante refletir como alunos e professores estão sendo formados para refletirem e subverterem os sistemas de opressão que lhe são impostos Devido à estas questões e aos desenvolvimentos recentes do contexto sócio-histórico-cultural em que vivenciamos na educação de nosso país, o termo “Justiça Social” se econtra em maior evidência Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar um material didático para as aulas de línguas do curso de Letras-Inglês com base nos princípios da justiça social e verificar as percepções e affordances dos professores em formação inicial do curso sobre seu uso O material está embasado no ensino de línguas pela perspectiva da Justiça Social (FREIRE, 1974; ADAMS, 216; ZEICHNER, 28; BELL, 1997), na perspectiva do Pós-método (KUMARAVADIVELU, 23) e Letramentos digitais no ensino de línguas (FREITAS, 21; MARZARI; LEFFA, 213; BUZATO, 29) com foco no conceito de material didático na perspectiva do Web-currículo (ALMEIDA, 214) e dos protótipos (ROJO, 217) Este trabalho está vinculado ao Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (UEL) e ao projeto Trans(formando) professores de línguas e apresenta affordances positivas relatando a importância deste conteúdo para professores de língua em formação inicial Os resultados apontam que os participantes identificam como affordance a reflexão sobre os assuntos discutidos, o questionamento das relações de opressão na sociedade, o sentimento de motivação para lutar contra a discriminação e o racismo, o aprendizado das ferramentas tecnológicas que poderão ser utilizadas em suas aulas de línguas o uso de novas tecnologias de forma reflexiva e criativa, as oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades de forma crítica e interativa e de pensarem globalmente e agirem localmente em seus contextos, a conexão dos conteúdos trabalhados com questões maiores da sociedade, criando democracia e empoderamento na sala de aula Concluimos que protótipos pensados a partir da perspectiva da justiça social e do pós-método para as aulas de língua inglês têm potencial de propiciar práticas pedagógicas que contribuem para a construção de identidade docente com princípios éticos-cidadãos, pois se a relação entre a opressão e a sociedade for discutida em ambiente de formação inicial docente, podemos aumentar o repertório de discussão e o entendimento sobre conceitos que por muitas vezes não são abordados em sala de aulaProfessores de inglêsJustiça socialMaterial didáticoLínguasEstudo e ensinoEnglish teachersSocial justiceTeaching materialsLanguagesComputer literacyStudy and teachingTraining of"Teaching English to teachers" : uma proposta de protótipo para a formação inicial de professores de inglês pela perspectiva da justiça socialTrabalho de Coclusão Final