Molina, Ana Heloísa [Orientador]Cazula, André Luiz da Silva2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14792Resumo: Sabe-se que as Diretrizes Curriculares Estaduais de História no Paraná - DCE, de 28, indicam, em certa medida, concepções teórico-metodológicas pautadas nas obras de Jörn Rüsen, que abordam a questão da orientação temporal e da função didática da História Mas como as DCE são praticadas? O objetivo deste trabalho é refletir sobre a perspectiva e prática docente em relação à proposta temática das Diretrizes paranaenses Para tanto, recorre a Michel De Certeau para construção de um ferramental de análise, bem como discute os saberes docentes a partir de Maurice Tardif, para apresentar os dados da investigação realizada A pesquisa narrada neste trabalho é do tipo etnográfica, feita no Ensino Médio de Colégio estadual localizado no município de Jacarezinho, norte do Paraná, contou com a colaboração de dois professores da rede pública, e apresenta análises da Proposta Curricular para o Ensino de História do Projeto Político Pedagógico do Colégio; dos Planos de Trabalho Docente elaborados pelos professores para as séries observadas; dos cadernos de campo das observações em sala de aula; e das transcrições das entrevistas com os dois professores da Educação Básica As práticas dos docentes não são definidas como tradicionais ou como inovadoras e temáticas, mas como ecléticas e híbridas, apesar do livro didático se apresentar como o principal organizador dos conteúdos, as táticas dos professores durante suas explicações, em vários momentos, consideraram os saberes cotidianos dos alunos, significando a história no presente, demostrando a complexidade da prática do ensino de HistóriaProfessores de históriaPrática de ensinoHistóriaCurrículosParanáHistory teachersDiretrizes curriculares estaduais de história no Paraná e orientação temporal : perspectivas e práticas de professores da rede estadual de ensino : Jacarezinho-PR 2015Dissertação