Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Crozatto, Rosa Venice Curti2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12256Resumo: O presente estudo destaca as contribuições da formação continuada: PRÓ-LETRAMENTO: Alfabetização e Linguagem para a prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental A pesquisa está centrada em dois aspectos, a saber: 1) aprofundamentos teóricos dos conceitos centrais da pesquisa: formação continuada, processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a práxis do professor; 2) ênfase nos processos de formação continuada e nas relações que os professores estabelecem entre ela e sua práxis Neste sentido, propõe o diálogo entre formação continuada de professores e os processos de desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental Os sujeitos da pesquisa foram os professores da Rede Municipal de um Município de pequeno porte situado ao norte do Estado do Paraná A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário contendo questões abertas, e com entrevista complementar realizada com professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental O conceito adotado de Formação Continuada refere-se a processo dinâmico, reflexivo, que combina uma variedade de possibilidades e modalidades de aprendizagens, inclusive a troca de experiências entre pares e a reflexão sobre a própria prática, em que o professor vai adequando a sua formação às exigências sociais, culturais e educacionais relativas à própria profissão Os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita estão voltados à análise de uma construção de leitor crítico e interativo, procurando planejar e atribuir significados a cada conteúdo ministrado, por meio de encaminhamentos metodológicos estudados, que privilegiem a construção e apropriação do conhecimento de maneira significativa Além disso, apresentamos as possibilidades e limites do CFCP – Curso de Formação Continuada Pró-Letramento enquanto programa de formação continuada, além de indicações para futuras pesquisasLeituraEducação permanenteEscritaLetramentoEducaçãoReadingContinuing educationTeacher trainingEducation - BrazilFormação continuada pró-letramento : alfabetização e linguagem e a prática do professor : um estudo de casoDissertação