Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Gonçalves, Letícia Aparecida de Araújo2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14407Resumo: O ensino de língua materna nas escolas, muitas vezes, centra-se na fixação de regras do bem falar e escrever, opondo “certo” e “errado” em língua portuguesa A heterogeneidade linguística fica em segundo plano, pois o ensino normativo sobrepõe-se ao caráter variável e sócio-historicamente constituído da língua Com a pesquisa desenvolvida, buscamos apresentar o caráter heterogêneo e variável da língua Expondo os pressupostos da Sociolinguística e da Linguística histórica procuramos demonstrar que o ensino da língua deve considerar a heterogeneidade, sem fixar-se na oposição “certo” x “errado”, conduzindo à reflexão para o aprendizado da norma culta da língua Quanto a visão de língua que prevalece no ensino investigamos as concepções de linguagem que permeavam e ainda permeiam o ensino de língua materna, a partir da análise de três gramáticas da língua portuguesa produzidas no Brasil: Grammatica portugueza (1899), Júlio Ribeiro, século XIX; Gramática normativa da língua portuguesa (1974), Rocha Lima, século XX; Gramática de usos do português (2), Neves, século XXI O trabalho está organizado da seguinte forma: primeiramente, discutimos as três concepções de linguagem que orientaram e orientam o ensino de língua materna: linguagem com expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como processo de interação Fundamentamos as discussões em estudiosos como Geraldi (1984), Perfeito (24; 25; 27), Travaglia (29) Apresentamos também três trabalhos que abordam a questão da história do ensino no Brasil, principalmente o ensino de língua materna Em seguida, fazemos uma breve exposição da história da língua portuguesa e do ensino no Brasil As discussões sobre o caráter heterogêneo da língua compõem o quarto capítulo do trabalho, fundamentamos nossas discussões em estudiosos como Camacho (1988; 26); Alkmim (26); Castilho (1998, 22, 21) Essas considerações da fundamentação teórica nos auxiliaram na composição do capítulo das análises das gramáticas Como resultado as análises demonstraram que o ensino de língua materna passou por inúmeras transformações e recebeu diversas influências no correr do tempo, alterando as concepções de ensino, levando uma prevalecer sobre a outra mas sem a total substituição da anteriorLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua maternaEstudo e ensinoLíngua portuguesaStudy and teachingStudy and teachingGrammarNative language - Portuguese languageConcepções de linguagem : gramáticas de língua portuguesa e o ensino de língua maternaDissertação