Bortolin, Sueli [Orientador]Arantes, Fernanda Mecking2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15020Resumo: O ciberespaço está forçando as bibliotecas públicas a contundentes transformações no modo de atender à sua comunidade Esta Dissertação analisou o uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicas Traçou-se um panorama da situação dos websites do ponto de vista da pesquisadora-bibliotecária, e da geração polegar a partir de quatro indicadores: arquitetura da informação, aspectos intrínsecos, aspectos contextuais e aspectos de compartilhamento As metodologias utilizadas foram análise documental, de quatro websites de bibliotecas públicas estaduais da Região Sul e da Sudeste, e grupo focal com sete alunos do Colégio Anglo Maringá, para melhor compreensão de como a geração polegar percebe e usa os websites de bibliotecas públicas Dos quatro websites analisados, um deles, o da Biblioteca Pública de Minas Gerais é meramente um folder, subordinado ao site da Secretaria de Cultura de Minas Gerais Os jovens do grupo focal, deram nota de zero a cinco para os quatro websites analisados, os quais foram assim classificados: Biblioteca de São Paulo recebeu nota 5 (unânime), Biblioteca Pública de Minas Gerais recebeu nota zero (unânime), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul recebeu notas 2, 3 e 4 e a Biblioteca Pública do Paraná recebeu notas 1, 2 e 3 Conclui-se que é imprescindível a participação da geração polegar nas deliberações das bibliotecas públicas, principalmente as que envolvem tecnologia Assim, sugeriu-se a criação de comissão de jovens com plena participação nas tomadas de decisão das bibliotecas públicasCiência da InformaçãoBibliotacas públicasSites da webBibliotecas PúblicasMediação da informaçãoInformation sciencePublic librariesWeb sitesPublic librariesUso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicasDissertação