Honorato, Tony [Orientador]Gusmão, Daniele Cristina Frediani2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16382Resumo: A Educação Moral e Cívica (EMC) esteve atrelada às finalidades educacionais brasileiras durante a trajetória histórica da educação escolarizada, como disciplina específica desde a Primeira República e em outros momentos como atividades extracurriculares, complementares Contudo, no contexto da Ditadura Civil-Militar, final dos anos de 196, essa disciplina recebeu maiores holofotes representando um instrumento difusor de um modelo idealizado de Homem Civilizado Por meio do Decreto Lei nº 869/1969, a disciplina tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino servindo como uma estratégia de disseminação de controles a serem interiorizados pela nova geração Os livros didáticos de EMC visavam veicular por meio de saberes padrões de civilidades almejados por setores da sociedade que possuíam maiores fontes de poder Desse modo, propusemos como questão de pesquisa: quais são os sentidos de homem civilizado, veiculados pelos livros didáticos de EMC, no período da Ditadura Civil-Militar O contexto de abrangência do trabalho (1969-1986) está relacionado ao período de vigência da Comissão Nacional de Moral e Civismo (CNMC), órgão governamental responsável pela fiscalização e aprovação dos livros didáticos de EMC O objetivo do trabalho consistiu em identificar e analisar por meio dos saberes presentes nos livros didáticos de EMC os ideais de homem civilizado brasileiro que se queriam produzir durante a Ditadura Civil-Militar Como fonte de pesquisa histórica, elegemos os livros: Princípios de Educação Moral e Cívica, de Amaral Fontoura (197); Educação Moral Cívica e Política, de Douglas Michalany (197); Educação Moral e Cívica, de Felipe N Moschini, Otto Costa e Victor Mussumeci; Educação Moral e Cívica, de Benedicto de Andrade (1971); Educação Moral e Cívica, de Theobaldo Miranda dos Santos (1974); e Atividades de Educação Moral e Cívica, de Siqueira Bertolin (1981) Tivemos como aporte teórico o debate sobre disciplina escolar empreendido por Antônio Viñao Frago, Dominique Julia, André Chervel, Ivor Goodson e Raimundo Cuesta Fernandez Sobre o livro didático as referências foram Alain Choppin, Circe Bittencourt e Kazumi Munakata Para a fundamentação sobre a relação indivíduo e sociedade em tensões civilizatórias, apoiamo-nos nos constructos de Norbert Elias Por meio das análises dos LDEMC´s constatamos que o ideal de homem civilizado que se quis fazer veicular engendrava a imagem de homem cristão, trabalhador resignado, membro de uma família ligada pelo matrimônio, defensor da pátria, obediente às normas militares de censura e de seus governantes, possuidor de bons hábitos de higiene, controlador de suas emoções e pulsões, ordeiro, otimista com os progressos da nação, pagador de seus impostos e cumpridor de seus deveres para com as InstituiçõesEducação moral e cívicaEducação moral e cívicaLivros didáticosCondutaCharacter educationCharacter educationConduct of lifeTextbooksIdeais de homem civilizado veiculados nos livros didáticos de educação moral e cívica : (1969-1986)Dissertação