Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Rosa, Wagner2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12124Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa descritiva, que explora o conceito e as relações possíveis da encenação e a sua prática em situação de ensino e aprendizagem de arte na Escola, buscando-se analisar uma possível contribuição pedagógica advinda desse exercício Os dados apresentados foram coletados junto a uma turma de estudantes de primeiro ano de uma escola de dança de Londrina-PR, administrada por uma ONG sob convênio com a administração pública municipal Concentra-se nas variantes que possibilitem a aprendizagem e visa provocar atitudes reflexivas ao apresentar-se como investigação, busca e construção de conhecimento sustentado na experiência do exercício, criação e apresentação de encenações e a subseqüente análise Nesse sentido, propõe o diálogo entre educação e arte ao conceber a leitura contextualizada da obra como processo de construção de conhecimento e percepção do mundo Analisa-se tal prática pedagógica e suas implicações na formação e capacitação do estudante, com as contribuições advindas da leitura das mais diversas linguagens presentes na Arte do Espetáculo Vivo A conclusão a que se chega é a percepção de que o exercício da encenação teatral em situação de ensino e aprendizagem propicia o surgimento de canais de interlocução entre os envolvidos e, dando aos estudantes a possibilidade de expor idéias e espaço para desenvolvê-las criativamente Isso contribui para a formação do indivíduo e amplia a capacidade de viver em sociedade, além do desenvolvimento de habilidades específicas nas linguagens artísticas a que teve acesso assim como aos componentes do processo artístico escolar articulados à vivência pessoal do educando em seu contexto sócio-culturalArteEncenaçãoEducação artísticaEstudo e ensinoArtArteEducation - BrazilStudy and teachingA encenação em situação de ensino e apredizagem : uma contribuição pedagógica possívelDissertação