Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Batista, Estogildo Gledson2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9570Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever as etapas de uma pesquisa-ação, visando ao desenvolvimento de uma matriz de avaliação sob a luz da Avaliação Orientada para Aprendizagem de Língua Estrangeira (CARLESS, 27; HAMP-LYONS, 217) A partir de uma situação-problema observada no próprio contexto de trabalho do pesquisador em relação à forma como o instrumento de avaliação 'apresentação oral' estava sendo conduzido, professores do contexto investigado, um instituto de idiomas, foram convidados a participarem da pesquisa e os voluntários foram divididos em grupos, de acordo com o nível e o estágio com o qual estavam trabalhando A geração de dados para esta pesquisa foi primeiramente realizada por meio de gravações das produções de apresentações orais de alunos, das avaliações feitas pelo próprio professor da turma e um par, além de dinâmicas com os participantes de cada grupo de professores para a discussão do desempenho dos alunos A análise dos dados apontou problemas tanto nas instruções do instrumento quanto na grade de avaliação utilizada pelos professores para definir o desempenho dos alunos Realizou-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica para pontuar como as intersecções dos conceitos de avaliação orientada para a aprendizagem, da teoria dos gêneros textuais, das metodologias ativas e dos multiletramentos podem ser transpostos para uma matriz e uma grade de avaliação que, por sua vez, materializaram-se em tarefas de avaliação como forma de propor caminhos para abordar a situação-problema identificada inicialmente A análise do desenvolvimento de duas tarefas de avaliação em três turmas nas quais o pesquisador atuou como professor, além da aplicação de um questionário para entender as perspectivas dos outros professores participantes da pesquisa quanto às tarefas de avaliação propostas evidenciaram a importância dos princípios contidos na matriz de avaliação com potencial para, de fato, promover a aprendizagem e também apontaram áreas que ainda precisavam ser reorientadas, a saber: reorientação da grade de avaliação, melhor organização do cronograma de realização das etapas da tarefa, maior tempo em sala para os alunos desenvolverem suas produções, um trabalho mais sistemático com o desenvolvimento de habilidades para atividades colaborativas e com letramento digital, além de listas de verificação para a autoavaliação e avaliação por pares mais pontuais, claras, objetivas e específicas para cada tarefa de avaliação A tese defendida é de que a construção de uma matriz de avaliação com base nas intersecções e no diálogo entre os princípios da avaliação orientada para a aprendizagem, da teoria dos gêneros textuais, das metodologias ativas e dos multiletramentos, podem subsidiar a elaboração de tarefas de avaliação com alto potencial de autenticidade e suas respectivas grades de avaliação, requerendo uma participação ativa dos alunos ao longo de todo o processo, podendo desenvolver sua criticidade e autonomia e promovendo, portanto a aprendizagemLínguasEstudo e ensinoAprendizagemAvaliaçãoLanguagesLearningEvaluationStudy and teachingAvaliação orientada para a aprendizagem de línguas : pesquisa-ação para a construção de uma matriz de avaliação para a produção oralTese