Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Feitosa, Mariana Reis2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12036Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o significado que a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado tem na formação inicial do professor de História Acreditando que a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas licenciaturas em História é crucial para o profissional em formação, investigamos a relação dos Departamentos de História com a formação os professores Para tanto, discutimos a trajetória do curso de licenciatura da UNESP- Assis Tivemos interesse especial em pesquisar o significado da disciplina Metodologia de Prática de Ensino em História e Estágio Supervisionado na formação do professor de História formado nessa instituição Foi realizado um estudo de caso qualitativo Partes das fontes foram constituídas de documentos institucionais e revisão de literatura pertinente ao tema Elegemos como público alvo ex-alunos do curso de licenciatura em História da UNESP-Assis Procurando verificar o significado que esses atribuiram a disciplina Metodologia de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em sua formação propusemos que respondessem um questionário Os resultados da pesquisa apontam que a Universidade ainda discute pouco, ou de forma sutil a formação de professores, nesse sentido o estágio precisa ser analisado por outros ângulos, que ainda não foram suficientemente explorados e / ou compreendidos Essa observação nos alerta para uma revisão a respeito da preparação de professores por parte de docentes e discentes do referido curso e de outros cursos de licenciaturaProfessoresFormaçãoPrática de ensinoEstágio supervisionadoTeacher trainingPractice teaching - Supervised frainingO lugar da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação inicial do professor de história : um estudo sobre o curso de história da UNESP/ AssisDissertação