Machado, Hilka Pelizza Vier [Orientador]Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12801Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio Também constataram-se resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redesEmpreendedorismoEmpreendedorismoRedes de relações sociaisMulheres de negóciosAssociações, instituições, etcEntrepreneurshipSocial networksWomen in businessAssociations, institutions, etcEntrepreneurshipEfeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do ParanáDissertação