Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Rezende, Mariana Vidotti de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14163Resumo: Esta tese tem o objetivo contribuir para a formação inicial de professores de Língua Portuguesa para a contemporaneidade, tendo em vista as novas práticas sociais de linguagem mediadas por tecnologias digitais Para alcançar esse objetivo geral, investigamos a formação de professores de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina (UEL) para interpretar e compreender como se dá a formação de professores para a implementação das novas práticas letradas com forte apelo tecnológico Propusemos e aplicamos um trabalho de intervenção junto professores em formação inicial dos anos finais do curso de Letras Português da UEL com o propósito de provocar possíveis mudanças na realidade estudada, considerando, entre outras questões, as novas maneiras de ler, de se produzir, de se fazer circular os textos na sociedade e, consequentemente, do novo perfil do aluno Essa proposta de intervenção foi realizada por meio do curso de extensão Letramento Digital e Redes Sociais na Formação de Professores em Letras Algumas atividades do curso foram mediadas pelo grupo LETREDE, criado no Facebook Os instrumentos e técnicas utilizados para a construção dos dados foram: (i) Projeto Político Pedagógico do curso de graduação, (ii) questionário diagnóstico online aplicado aos professores em formação inicial que se inscreveram no curso de extensão, (iii) postagens feitas no LETREDE, (iii) proposta didática elaborada pelos professores em formação inicial que participaram do curso de extensão, (iv) falas e expressões não verbais desses professores em formação ao longo das aulas presenciais e levantadas a partir da filmagem do curso, (v) avaliação do curso pelos professores em formação inicial Além disso, contamos com o planejamento das aulas elaborado pelo professor-formador do curso de extensão para discutir as respostas às atividades propostas A base teórica que sustenta este trabalho procede dos estudos de Street (1984), Freire (1986), Lankshear (1987), Kleiman (1995 e 27), Soares (1998, 22 e 26), Tfouni (2), Britto (23), Mortatti (24), Buzato (26a/b e 27) sobre o conceito de letramento; dos estudos de Braga (213), Buzato (26a, 21a, 21b, 29), Buckingham (21), Lakshear e Knobel (27 e 211), entre outros, sobre letramento digital; e de Celani (1998), Pereira (2), Tardif (22), Lüdke e Cruz (25), Kleiman (26 e 27), Mafra (28 e 29), Silva (212), Leffa (212), Behrens (213) e Moran (213) sobre formação de professores A análise dos dados revelou que os professores de Língua Portuguesa em formação inicial que se formam na UEL não estão sendo formados para atuar nas perspectivas da era digital O trabalho de intervenção revelou que houve mudanças nas perspectivas dos professores em formação inicial e também do professor-pesquisador, mas que é preciso que todo o processo de formação de professores se mobilize nessa direção para que a realidade do ensino seja modificada e adequada satisfatoriamenteProfessores de portuguêsFormaçãoLetramento digitalLíngua portuguesaEstudo e ensinoStudy and teachingPortuguese languageFormação inicial de professores de língua portuguesa para a era digitalTese