Oliveira, Katya Luciane deFelippe, Gabrielly Manesco da Silva2024-08-292024-08-292023-03-10https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17349O acesso às inúmeras tecnologias vem sendo cada vez mais fácil e, com isso, crianças e jovens estão transcendendo os limites do bullying do mundo real e passando para o mundo virtual. O cyberbullying, tem sido um problema crítico nas escolas, em toda a sociedade e no mundo, desencadeando adoecimentos mentais. A pesquisa buscou investigar a possíveis relações do cyberbullying com o suporte familiar e a depressão. Participaram do estudo estudantes (n=212) do ensino fundamental II, 6º ao 9º ano, a idade média foi de 13,3 anos e 3 meses (DP=1,2, de um Colégio Estadual em Ivaiporã – PR, sendo sexo masculino (n=109) e sexo feminino (n=103), que assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE. A coleta contou com três instrumentos sendo a Escala de Avaliação do Cyberbullying – EAC, Escala Baptista de Depressão Infanto-Juvenil – EBADEP-IJ e Inventário de Percepção de Suporte Familiar – IPSF. Os resultados apontaram que 50,4% (n=118) dos alunos passam mais de quatro horas por dia utilizando a internet fora do contexto escolar e 55,6% (n=130) ficam conectados nas redes sociais na maior parte do tempo, sendo que 71,8% (n=168) utilizam celular. A maior dimensão da EAC foi a vítima, obtendo média de 2,5. Já na EBADEP-IJ, a média foi de 23,0 e o desvio padrão de 11,7 e, quanto a classificação de sintomatologia, o “nível de comportamento adequado 2” e “nível leve” ficou igual a 1,7% (n=4). Quando ao IPSF, a classificação total foi de 3,8% (n=9) classificaram no “nível baixo”, sendo a maior incidência. No que diz respeito a correlação entres os dados, houve correlação moderada entre a dimensão agressor e retaliador (r=0,556; p=0,032). Por fim, os dados evidenciaram uma relação de dependência prevendo entre 24% entre os comportamentos exibidos na dimensão vitima com aqueles da dimensão retaliador.porFamíliaVítimaPsicologiaEducaçãoTecnologia educacionalComunicação e tecnologiaBullying nas escolasEnsino fundamentalInternet na educaçãoPsicologia educacionalAssédio virtualRelações entre o cyberbullying, suporte familiar e a depressão no ensino fundamental IIRelationships between cyberbullying, family support and depression in elementary school IIDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoFamilyVictimPsychologyEducationEducational technologyCommunication and technologyBullying in schoolsElementary schoolInternet in educationEducational psychologyCyberbullying