Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]Santos, Eliana Cristina dos2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11092Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a relação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa com a escola, localizando o direito à educação enquanto política integrante à perspectiva da Proteção Integral prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e estruturante do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Brasil Tal inquietação surge ao perceber que a educação escolar vem sendo desenvolvido no âmbito das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, conforme a previsão legal do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nem sempre a ação tem alçando os resultados que se almeja Conhecer a relação dos adolescentes com a escola se faz importante e é um dos elementos que pode colaborar na compreensão deste fenômeno As narrativas dos adolescentes, sujeitos desta pesquisa, apontam que esta é uma relação complexa e paradoxal atravessada por elementos de negação e afirmação Neste sentido, a escola se constitui num espaço institucional que abriga outros lugares que se entrelaçam, caracterizados nesse trabalho como sendo: o lugar do direito, o lugar da resistência e o lugar do re-conhecimentoServiço social com adolescentesMedidas socioeducativasDireito à educaçãoEscolasRight to educationSchools - Organization and administrationO lugar da escola para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto : expressões de direitos, de resistências e de re-conhecimentosDissertação