Silva, Cláudia Neves da [Orientador]Vicente, Relly Amaral Ribeiro2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16159Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar em quais condições de trabalho se materializa a intervenção profissional do assistente social, isto é, quais as condições objetivas de trabalho dos assistentes sociais atuantes na Politica de Educação da Região Litorânea do Paraná A região pesquisada, Região Litorânea ou Microrregião de Paranaguá, pertence à região metropolitana de Curitiba, sendo constituída por 7 municípios: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos Objetivamos com este trabalho mapear em quais municípios da Região Litorânea há assistentes sociais trabalhando dentro da Política de Educação; mensurar dados objetivos relacionados às características dos assistentes sociais inseridos na Política de Educação na Região Litorânea do Paraná (sexo, idade, formação acadêmica e profissional, inserção política, desde quando trabalham na área da educação, desde quando estão inseridas neste espaço sócio-ocupacional); identificar os espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais estão atuando (instituições de ensino - particulares, públicas, especiais, superior, profissional, tecnológico - e órgãos de gestão); identificar as condições objetivas de trabalho das assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais (salário, equipamentos e adequações do espaço) Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada revisão de literatura e pesquisa de campo, esta última dividida em duas etapas (215 e 216) A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os profissionais no local de trabalho por meio de questionários pré-formulados com questões abertas e fechadas Conclui-se que a realidade dos profissionais da região pesquisada, guardadas as especificidades regionais, está muito próxima da realidade nacional veiculada através de pesquisas junto à categoria, sendo que os profissionais de Serviço Social estão sujeitos, em seus campos sócio-ocupacionais, aos reflexos das atuais mudanças no mundo do trabalho Os principais resultados encontrados na pesquisa : as condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes sociais na região são, em sua maioria, satisfatórias, estando de acordo com a Resolução 493/26, e tais condições semelhante à realidade da categoria no que tange à média salarial e inserção nas políticas públicas; os elementos que particularizam o trabalho dos assistentes sociais na política educacional da região são o volume significativo de assistentes sociais trabalhando em escolas especiais e a existência e pertencimento em equipes multiprofissionaisAssistentes sociaisEducação e EstadoServiço socialSocial workersSocial serviceAs condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do ParanáDissertação