Lima, Sheila OliveiraPerrota, Aliny2024-08-222024-08-222023-02-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17262A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças e impôs outro ritmo para a sociedade. A escola precisou se adaptar a esse novo “normal”. Em virtude do caráter emergencial, elas tiveram que transpor as aulas e conteúdos presenciais para ambientes digitais mudando a rotina de professores e alunos. Esta pesquisa propos conhecer a prática pedagógica dos professores regentes de biblioteca no município de Londrina, durante a suspensão das aulas presenciais. O objetivo geral foi analisar o trabalho com a literatura infantil e a formação de leitores na Rede Municipal de Londrina durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 e a atuação dos professores no tocante a produção e viabilização das aulas de hora do conto nesse novo contexto. Os objetivos específicos estabelecidos foram: identificar metodologias utilizadas para se trabalhar com a literatura durante as aulas remotas; analisar as contribuições das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de formação de leitores nesse novo contexto. Para o suporte teórico, utilizou-se os estudos de: Jouve (2002), Petit (2008), Bajour (2012), Colomer (2007) e Rouxel (2004). O estudo foi qualitativo e exploratório, tomando como procedimento técnico o estudo de caso e o tratamento dos dados pautados na análise de conteúdo. Os dados foram obtidos através de questionário respondido pelo Google Forms por 40 professores participantes da pesquisa. Com base nos resultados desta pesquisa, verificamos que os professores utilizaram recursos tecnológicos como estratégias para continuar promovendo o fomento à leitura. A Hora do Conto passou a ser gravada e disponibilizada para os alunos através de grupos de WhatsApp e o empréstimo de livros foi substituído pelos textos digitalizados e/ou eletrônicos para suprir a falta de acesso aos livros impressosporLiteratura infantilLeitura na pandemiaFormação leitoraProjeto Palavras Andantes-LondrinaCrianças - Livros e leituraLeitores - FormaçãoPandemia de COVID-19, 2020Projeto palavras andantes: formação leitora nas escola municipais de londrina durante a pandemia de COVID-19Palavras andantes projet: reader training in Londrina municipal schools during the Covid-19 pandemicDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasChildren's literatureReading in the pandemic practicesReading trainingWords Andantes Project-LondrinaChildrens - Books and readingReaders - FormationCOVID-19 Pandemic, 2020