Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]Simões, Thayane Roberto2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14013Resumo: Dentre os diversos profissionais de saúde, o enfermeiro é um dos responsáveis por realizar a gestão do cuidado, permitindo que a gerência e a assistência caminhem de forma articulada ao longo do processo de trabalho de Enfermagem Considerando a importância da articulação das dimensões assistenciais e gerenciais, este trabalho teve como objetivo compreender como a gestão do cuidado está sendo ensinada em um curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de Enfermagem que há 14 anos adota uma abordagem pedagógica baseada em um Currículo Integrado A pesquisa ocorreu por meio de duas etapas: análise documental e entrevistas individuais com os coordenadores dos módulos do curso, sendo a coleta de dados realizada entre os meses de março a abril de 214 A primeira etapa foi realizada em 18 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos disponibilizados pelo Colegiado do curso e analisados por meio de leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas, sendo as anotações registradas em fichas criadas pela própria pesquisadora A segunda etapa ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e audiogravadas, realizadas com 17 coordenadores dos módulos, sendo o material posteriormente tratado pela análise de conteúdo Os resultados foram discutidos à luz do pensamento complexo de Edgar Morin e permitiram visualizar por meio da análise documental e das entrevistas realizadas, que a seiva gestão do cuidado encontrou-se de forma explícita em apenas um dos 18 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares, evidenciando uma falta de formalização da temática no restante dos documentos analisados Constatou-se que o ensino da gestão do cuidado, apesar de ocorrer em momentos da prática, por meio de problematização e reflexões com os estudantes, acontece, em grande parte, de forma não programada e não formalizada pelos docentes Mostrou-se que ainda há docentes que, apesar de estarem inseridos em um currículo integrado, possuem raízes conceituais na administração clássica, demonstrando valorização da técnica e a desvinculação desta com a gestão de Enfermagem, evidenciando uma dificuldade de apropriação quanto ao real significado da seiva Apesar do significado da gestão do cuidado estar fortemente vinculado ao processo histórico da Enfermagem, os resultados apontaram que a inserção da temática no ensino da Enfermagem ainda é um desafio para os docentes daquele curso É necessário superar esta lacuna criando estratégias de valorização e implementação dessa seiva, pois o seu ensino mostra-se essencial para formar um enfermeiro apto a desenvolver a gestão do cuidado em sua prática profissionalServiços de enfermagemAdministraçãoGerênciaCuidados de enfermagemEnfermagemAdministrationNursing careStudy and teachingNursing - Nursing servicesO ensino da gestão do cuidado à luz do pensamento complexoDissertação