Cirino, Marcelo Maia [Orientador]Santos, Willian Wesley Ribeiro dos2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9418Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, seja no trabalho, como no momento de lazer, o que nos faz questionar se incluir esses recursos nas instituições escolares poderiam trazer benefícios ou não? Desta forma esta pesquisa buscou investigar e interpretar as percepções de um grupo de professores de Química de Rondônia, formados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas locais, acerca das TIC em suas práticas pedagógicas A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa, em dois momentos distintos Na primeira parte foi aplicado um questionário com 16 questões fechadas para os 6 docentes que eram egressos de um curso de Licenciatura em Química de uma IES de Rondônia Os questionários foram disponibilizados por meio da plataforma Google Forms e os dados obtidos serviram como base para a formulação do roteiro de perguntas, incluídas nas entrevistas que ocorreram de forma semiestruturadas e que fizeram parte da segunda coleta de dados e foram aplicadas aos 6 docentes que já tinham participado da primeira etapa Diante da diversidade de percepções apresentadas pelos docentes, buscamos categorizá-las utilizando a metodologia baseada na Análise Textual Discursiva (ATD) Essas percepções se enquadraram em 4 eixos: a) formação inicial para o uso das TIC, b) dificuldades enfrentadas quando se usam as TIC na prática docente, c) a pouca efetividade do método tradicional de ensino contemporâneo (baseado em aulas expositivas e desconectadas da realidade dos estudantes) e d) medidas para romper a insegurança de alguns docentes em relação às TIC Na discussão dos resultados ficou evidenciada a falta de oportunização em experiências utilizando as TIC na formação inicial e a crença na baixa efetividade da metodologia tradicional de ensino, uma vez que a atual geração de alunos, apresenta dificuldades em aprender quando o professor utiliza apenas o livro didático e a lousa Podendo concluir que ainda durante a formação inicial é importante que seja oportunizado o máximo de experiências utilizando TIC para aumentar a probabilidade de formar novos docentes adeptos ao uso das tecnologias, em relação as escolas não basta ter os recursos para que o ocorra a inclusão das TIC, é preciso também ter professores e currículos preparados para esse tipo de atividadeQuímicaEstudo e ensinoTecnologia da informação e comunicaçãoProfessores de químicaChemistryInformation and communication technologiesChemistry teachersDa formação inicial à prática docente : percepções de um grupo de professores de Rondônia sobre a utilização das TIC no ensino de químicaDissertação