Molina, Ana Heloísa [Orientador]Szlachta Junior, Arnaldo Martin2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14888Resumo: A utilização da imagem em sala de aula é um dos temas mais relevantes das últimas décadas nas produções acadêmicas Acompanhando essa tendência, propomos essa pesquisa que visa trabalhar com os alunos a criação de narrativas escolares através do uso de documentos imagéticos do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, produzidas no final do século XIX, como fonte ao aluno e proporcionar um debate nesse recorte temporal que é circunscrito pela construção de uma identidade nacional no final do Segundo Reinado e no início da República, que são acontecimentos contemporâneos ao nosso pintor Buscamos fomentar um debate sobre as concepções de temporalidade e as transições desse momento que mudavam os aspectos cotidianos através dos discursos da modernidade e da civilização que transformava o campo na cidade Para tanto, escolhemos nos orientar por dados qualitativos através da metodologia de grupos focais, gerando análises, tanto das narrativas escolares quanto das apresentações e discussões no ambiente escolar Os grupos focais e as análises dessa pesquisa foram feitas pelos alunos do final dos ciclos da oitava série fundamental e terceira série do ensino médio da educação básica numa escola religiosa dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena na cidade de Faxinal no interior do ParanáHistóriaEstudo e ensinoArte e históriaProsa escolarImagemStudy and teachingHistoryAs narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos Faxinal PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850-1899)Dissertação